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Quais os modos de carregamento de veículos elétricos que existem?

2024-04-23
Quais os modos de carregamento de veículos elétricos que existem?

Quais os modos de carregamento de veículos elétricos que existem?

2024-04-23 Público em Sustentabilidade | Partilhar
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Um número crescente de fabricantes produz e lança novos modelos de veículos elétricos. A compra destes automóveis é altamente incentivada, uma vez que contribuem para a sustentabilidade do planeta. Se já tinha este assunto em mente e está a ponderar investir num carro elétrico, descubra neste artigo tudo sobre como pode carregá-lo.


Apesar do conceito de mobilidade elétrica já não ser recente, ainda há muito que os consumidores desconhecem, como por exemplo os tipos de carregamento mencionados pela Bling Energy neste artigo. Antes de adquirir um automóvel elétrico, procure saber mais sobre a sua autonomia, como pode carregá-lo na sua casa e se se adequa às suas necessidades junto de um especialista deste tipo de mobilidade.

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Um número crescente de fabricantes produz e lança novos modelos de veículos elétricos. A compra destes automóveis é altamente incentivada, uma vez que contribuem para a sustentabilidade do planeta. Se já tinha este assunto em mente e está a ponderar investir num carro elétrico, descubra neste artigo tudo sobre como pode carregá-lo.


Apesar do conceito de mobilidade elétrica já não ser recente, ainda há muito que os consumidores desconhecem, como por exemplo os tipos de carregamento mencionados pela Bling Energy neste artigo. Antes de adquirir um automóvel elétrico, procure saber mais sobre a sua autonomia, como pode carregá-lo na sua casa e se se adequa às suas necessidades junto de um especialista deste tipo de mobilidade.

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Modos e tipos de carregamento de veículos elétricos



Aqui estão alguns dos principais modos de carregamento de veículos elétricos para explorar. Se está a ponderar adquirir um carro elétrico, é essencial compreender estas opções

Tipo 1 ou SAE J1772



Este é um carregador muito popular entre os fabricantes dos EUA e asiáticos. Caracteriza-se por ter a potência mais reduzida do mercado (19,2 kW) e pelos dois conectores que asseguram a estabilidade da ligação elétrica, evitando que o carregador se desligue. Opera num sistema monofásico, o que significa que distribui a energia elétrica através de apenas um cabo, em corrente alternada (CA), tal como os eletrodomésticos que encontra na sua casa, tendo, consequentemente, uma potência menor. Quanto maior a bateria do carro, mais tempo levará a ser totalmente carregado. Alguns dos modelos de automóvel que são carregados através do SAE J1772 são Toyota Prius Plug-in Hybrid, Mitsubishi Outlander e Nissan Leaf (fabricado até 2017).



Tipo 2 ou Mennekes



Este é o tipo de carregador mais comum na Europa. Carrega os veículos mais rapidamente que o primeiro tipo, pois funciona tanto em carregamentos de alta como baixa potência, pois utiliza tensão monofásica ou trifásica, ou seja, consegue também distribuir a energia elétrica de forma mais constante, através de três cabos, tendo uma maior potência. Por essa razão, o tempo de carregamento é bastante menor mesmo em automóveis com baterias grandes. Audi A3 e-tron, BMW i3, Nissan Leaf (fabricado desde 2018), Renault Kangoo e Volvo V60 PHEV são modelos que são carregados através do tipo Mennekes.



CHAdeMO



Com uma potência de carregamento de até 62,5 kW, o CHAdeMO é constituído por um conector que pode carregar, em média, 80% da bateria em 20 minutos, dependendo da sua capacidade. Mais utilizado no Japão, uma vez que foi desenvolvido pelos cinco maiores fabricantes de automóveis deste país (Honda, Mitsubishi, Nissan, Subaru e Toyota). Para além dos japoneses Mitsubishi i-MiEV e Subaru Crosstrek Plug-In Hybrid, outras nacionalidades são também compatíveis outros modelos de diferentes nacionalidades, como o Kia Soul EV, o Chevrolet Spark EV e o Peugeot e-2008.



Combined Charging System (CCS)



Muito semelhante ao tipo de carregador referido anteriormente, o CCS é igualmente usado para carregamentos rápidos, em corrente contínua (CI) - habitualmente aplicada a baterias, sistemas solares e veículos elétricos -, a uma potência de até 50 kW. Porém, o CCS permite ainda um carregamento rápido ou lento em corrente alternada (CA), sendo possível encontrar duas versões deste carregador: CCS tipo 1, uma evolução do SAE J1772, e CCS tipo 2, um aperfeiçoamento do Mennekes. Devido às suas características, são vários os modelos coadunáveis com este método, como Tesla Model 3, Porsche Taycan, Mercedes-Benz EQC, Jaguar I-PACE e Kia e-Niro.



Wallbox



Aos postos de carregamento doméstico dá-se o nome de Wallbox. Estes aparelhos são a melhor forma de carregar o seu carro elétrico em casa, apresentando várias vantagens. Instalados na parede, são ligados a sistemas elétricos monofásicos e trifásicos e carregam em modo CHAdeMO, através de corrente alternada. Para além de possibilitar o ajuste da velocidade e da potência de carregamento, prolongam o tempo de vida útil da bateria do seu veículo, uma vez que não levam muito tempo a carregá-lo. Paralelamente, o seu circuito elétrico não sobreaquece nem sobrecarrega outras instalações elétricas do local. Por outro lado, as Wallboxes ainda não podem ser colocadas em todas os lares, principalmente em prédios, sendo algo mais popular entre os proprietários de moradias, pois necessitam de um estacionamento seguro, como a entrada da sua casa ou uma garagem, a poucos metros da porta de carga da Wallbox.



Postos de carregamento públicos



Atualmente, já são vários os estabelecimentos, como centros comerciais, grandes parques de estacionamento públicos e postos de abastecimento que oferecem a possibilidade de carregar o seu automóvel elétrico. Estes possibilitam, normalmente, tanto um carregamento normal como rápido e ultrarrápido. Note que os carregamentos rápidos devem ser evitados e serem concretizados apenas em caso de emergência, pois diminuem significativamente o tempo de vida útil da bateria do seu veículo elétrico.


Para concluir, a transição para a mobilidade elétrica está a impulsionar a diversificação dos modos de carregamento de veículos elétricos. Desde os carregadores domésticos como as Wallboxes até aos postos públicos de carregamento, há uma gama de opções para atender às necessidades dos proprietários de carros elétricos. Compreender os diferentes modos de carregamento disponíveis é fundamental para tomar a melhor decisão ao investir num veículo elétrico. Este conhecimento permite não só otimizar a eficiência do carregamento, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Se já tem veículo elétrico e pretende uma solução de carregamento, a Bling Energy disponibiliza Carregadores de Carros Elétricos.


Fonte: Sapo Lifestyle

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Modos e tipos de carregamento de veículos elétricos



Aqui estão alguns dos principais modos de carregamento de veículos elétricos para explorar. Se está a ponderar adquirir um carro elétrico, é essencial compreender estas opções

Tipo 1 ou SAE J1772



Este é um carregador muito popular entre os fabricantes dos EUA e asiáticos. Caracteriza-se por ter a potência mais reduzida do mercado (19,2 kW) e pelos dois conectores que asseguram a estabilidade da ligação elétrica, evitando que o carregador se desligue. Opera num sistema monofásico, o que significa que distribui a energia elétrica através de apenas um cabo, em corrente alternada (CA), tal como os eletrodomésticos que encontra na sua casa, tendo, consequentemente, uma potência menor. Quanto maior a bateria do carro, mais tempo levará a ser totalmente carregado. Alguns dos modelos de automóvel que são carregados através do SAE J1772 são Toyota Prius Plug-in Hybrid, Mitsubishi Outlander e Nissan Leaf (fabricado até 2017).



Tipo 2 ou Mennekes



Este é o tipo de carregador mais comum na Europa. Carrega os veículos mais rapidamente que o primeiro tipo, pois funciona tanto em carregamentos de alta como baixa potência, pois utiliza tensão monofásica ou trifásica, ou seja, consegue também distribuir a energia elétrica de forma mais constante, através de três cabos, tendo uma maior potência. Por essa razão, o tempo de carregamento é bastante menor mesmo em automóveis com baterias grandes. Audi A3 e-tron, BMW i3, Nissan Leaf (fabricado desde 2018), Renault Kangoo e Volvo V60 PHEV são modelos que são carregados através do tipo Mennekes.



CHAdeMO



Com uma potência de carregamento de até 62,5 kW, o CHAdeMO é constituído por um conector que pode carregar, em média, 80% da bateria em 20 minutos, dependendo da sua capacidade. Mais utilizado no Japão, uma vez que foi desenvolvido pelos cinco maiores fabricantes de automóveis deste país (Honda, Mitsubishi, Nissan, Subaru e Toyota). Para além dos japoneses Mitsubishi i-MiEV e Subaru Crosstrek Plug-In Hybrid, outras nacionalidades são também compatíveis outros modelos de diferentes nacionalidades, como o Kia Soul EV, o Chevrolet Spark EV e o Peugeot e-2008.



Combined Charging System (CCS)



Muito semelhante ao tipo de carregador referido anteriormente, o CCS é igualmente usado para carregamentos rápidos, em corrente contínua (CI) - habitualmente aplicada a baterias, sistemas solares e veículos elétricos -, a uma potência de até 50 kW. Porém, o CCS permite ainda um carregamento rápido ou lento em corrente alternada (CA), sendo possível encontrar duas versões deste carregador: CCS tipo 1, uma evolução do SAE J1772, e CCS tipo 2, um aperfeiçoamento do Mennekes. Devido às suas características, são vários os modelos coadunáveis com este método, como Tesla Model 3, Porsche Taycan, Mercedes-Benz EQC, Jaguar I-PACE e Kia e-Niro.



Wallbox



Aos postos de carregamento doméstico dá-se o nome de Wallbox. Estes aparelhos são a melhor forma de carregar o seu carro elétrico em casa, apresentando várias vantagens. Instalados na parede, são ligados a sistemas elétricos monofásicos e trifásicos e carregam em modo CHAdeMO, através de corrente alternada. Para além de possibilitar o ajuste da velocidade e da potência de carregamento, prolongam o tempo de vida útil da bateria do seu veículo, uma vez que não levam muito tempo a carregá-lo. Paralelamente, o seu circuito elétrico não sobreaquece nem sobrecarrega outras instalações elétricas do local. Por outro lado, as Wallboxes ainda não podem ser colocadas em todas os lares, principalmente em prédios, sendo algo mais popular entre os proprietários de moradias, pois necessitam de um estacionamento seguro, como a entrada da sua casa ou uma garagem, a poucos metros da porta de carga da Wallbox.



Postos de carregamento públicos



Atualmente, já são vários os estabelecimentos, como centros comerciais, grandes parques de estacionamento públicos e postos de abastecimento que oferecem a possibilidade de carregar o seu automóvel elétrico. Estes possibilitam, normalmente, tanto um carregamento normal como rápido e ultrarrápido. Note que os carregamentos rápidos devem ser evitados e serem concretizados apenas em caso de emergência, pois diminuem significativamente o tempo de vida útil da bateria do seu veículo elétrico.


Para concluir, a transição para a mobilidade elétrica está a impulsionar a diversificação dos modos de carregamento de veículos elétricos. Desde os carregadores domésticos como as Wallboxes até aos postos públicos de carregamento, há uma gama de opções para atender às necessidades dos proprietários de carros elétricos. Compreender os diferentes modos de carregamento disponíveis é fundamental para tomar a melhor decisão ao investir num veículo elétrico. Este conhecimento permite não só otimizar a eficiência do carregamento, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Se já tem veículo elétrico e pretende uma solução de carregamento, a Bling Energy disponibiliza Carregadores de Carros Elétricos.


Fonte: Sapo Lifestyle

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